6 de maio de 2010

MEDITAÇÃO de 2 a 8 de maio de 2010

MEDITAÇÃO de 2 a 8 de maio de 2010

Meditação – Salmo 25
Mostra-me teus caminhos, Javé
ensina-me tuas veredas.
Guia-me com tua verdade, ensina-me,
pois tu és o meu Deus salvador.

Palavra de Deus – Evangelho segundo João 15, 1-8

Oração
Dá-nos a graça de acolher tranquilamente tudo o que nos traz cada dia, faz-nos conhecer tua vontade e ensina-nos a nos abandonar a ela plenamente. Em todas as circunstancias sejas nosso mestre e baluarte. Dá-nos serenidade diante das notícias que nos chegam, na firme convicção de tua santa vontade.
Senhor, tu que és grande e misericordioso, guia nossos pensamentos e sentimentos. Que não nos esqueçamos que tudo vem de ti e para ti volta. Ensina-nos a tratar nosso semelhante com justiça. Ensina-nos, Senhor, a orar sem cessar e a amar em verdade.
Amém.

Caderno de Oração

Doar-me para conhecê-lo

Um jovem, de família não cristã, atravessou uma grave crise de adolescência ao longo da qual acabou abandonando toda vida religiosa. Um dia, três anos depois, lendo a vida de Jean Mermoz, um aviador, sentiu despertar em si um desejo de retomada, mesmo que num simples plano humano, de se dedicar a um ideal de vida. Neste processo, eis que Deus intervém, após a conversão humana, acontece a conversão religiosa:
“Esta conversão não se deu bruscamente, mas foi se instalando ao longo de uma dezena de dias, num processo de aprofundamentos sucessivos e rápidos, freqüentemente durante a oração. Li então a biografia de Charles de Foucauld. Através de contatos fulgurantes Jesus Cristo mostrou-se a mim como alguém – ele que antes me parecia um ser vago, tornou-se uma pessoa – alguém vivo, com presença atual. Estava próximo. Conhecia-me e me amava. Foi uma sorte de revelação interior fascinante; daí em diante não pude fazer mais nada sem ele. Como ele me conhecia e amava, precisava eu também conhecê-lo e amá-lo. Não bastava um conhecimento intelectual, foi necessário doar-me por inteiro, definitivamente, para conhecê-lo. (Esta última frase deveria ser escrita em letras de ouro. Pois exprime uma verdade singularmente profunda: o conhecimento de Deus só é concedido àquele que se doa, sem nada reter). Soube então, que deveria tornar-me padre.”
Desta maneira, hoje, como há vinte séculos, Jesus Cristo chama os jovens a quem quer fazer “pescadores de homens”.

Henri Caffarel. Caderno de Oração nº 134 (março – abril 1974)

MEDITAÇÃO de 25 de abril a 01 de maio de 2010

MEDITAÇÃO de 25 de abril a 01 de maio de 2010

Meditação
Aquele que come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna. Jo 6, 54

Palavra de Deus – Evangelho de são João 6, 44-51

Prece
Não escondas de mim tua face
eu a procuro sem cessar.
Faça-me conhecer no profundo de meu coração,
onde e como te buscar,
onde e como te encontrar.
Se estás presente em toda parte
porque não consigo te enxergar?
Sei que habitas uma luz inacessível.
Mas onde perceber seu brilho,
como chegar a ela?
Quem me guiará, quem me conduzirá
para que possa ver-te?
Olha para mim, Senhor, e me atenda.
Mostra-me tua luz, revela-te a mim.
Vejas que não sou capaz de nada sem ti.
Se desejares que te contemple, ajuda-me;
ensina-me a te buscar
pois nada posso alcançar sem teu auxílio.
(Santo Anselmo)

Caderno de Oração

Digo sim
“Durante o verão de 1934, encontro-me de férias, sozinho, numa aldeia de montanha. Lia ‘A Resposta do Senhor’ de Alfonso de Chateaubriant que trata, por uma ótica profana, da contemplação como meio de mudança interior. Fui invadido por Jesus Cristo. Sinto sua presença. Ele torna-se tão íntimo quanto um amigo. Mesmo assim revela sua divindade (por ocasião destes encontros nos quais ele se revela tão familiar, não se despe de sua divindade, de sua transcendência. Fato remarcável). Sinto que deseja meu amor e quer se fazer companheiro do cotidiano. Mas não me esconde que isto custará caro (Cristo não dissimula as vicissitudes pelas quais passarão seus discípulos e que para segui-lo é necessário carregar a cruz. Ele não os pega de surpresa). Nem me passou pela cabeça negá-lo. Aceito amá-lo, mesmo com sofrimento. E me sentir amado, certamente. Não sei aonde isto poderá me levar, nem sei se serei fiel. Mas digo sim.
Este estado de coisas durou várias semanas. Nada de visível, mas a impressão que qualquer coisa de miraculoso aconteceu. E não foi uma ilusão...foi algo que repercutiu em toda minha vida e direcionou meu casamento.”
Henri Caffarel . Caderno de Oração nº 134 (março – abril 1974)