2 de abril de 2009

MEDITAÇÃO PARA A SEMANA DE 30 a 05 de abril de 2009
(extraído do site: equipes-notre-dame.fr)
Tradução: Maria Luiza / Revisão: Geová


MEDITAÇÃO
São Paulo (Rm 8, 32)

PALAVRA DE DEUS
Heb 2, 9b-10

PRECE
Salmo 118 (IX)

CADERNO DE ORAÇÃO

Sim

“Sim”, nestas três letras resumo minha oração. Evidentemente trata-se de algo maior que uma palavra pronunciada, que um ato de inteligência ou um sentimento. Envolve o eu mais profundo que se exprime e se engaja. Creio que este sim seja a mais perfeita resposta do homem a Deus. Desejaria que este fosse meu nome próprio, desejaria chamar-me “Sim”.
Esta é, pois, a palavra chave da oração. O ato de uma liberdade que se curva sem reservas à vontade de Deus. Exprime com justeza a autêntica prece, que em sua essência não precisa despender esforços, mas unicamente abandonar-se à ação de Deus que age na alma continuamente, desde que nos entreguemos sem condições ao seu domínio. Esta palavrinha de nada, na verdade exige muita coragem, mais que isso, o louco amor de alguém que, sabendo-se infinitamente amado, não tem mais medo de Deus.
Ser fiel não é outra coisa senão estar permanentemente disponível a dizer “sim” a Deus. Conforme São Paulo: “É unicamente o sim que se encontra nele” (2Co 1, 19). E este “sim” do português é o “amém” hebreu, esta curta palavra litúrgica, tão rica e tão densa. Esta palavra que no Apocalipse designa o próprio Cristo: “Assim fala o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira” (Ap 3, 14).
A maior ambição da alma orante: ser um “sim” a Deus.

Henri Caffarel (Caderno de Oração nº 121 Janeiro-Fevereiro 1972)