18 de março de 2009

MEDITAÇÃO PARA A SEMANA DE 16 a 22 de março de 2009
(extraído do site: equipes-notre-dame.fr)
Tradução: Maria Luiza / Revisão: Geová

PRECE

Meu Deus que estais em mim, e em quem eu estou...
Dá-me a graça de sentir continuamente vossa presença,
vossa presença em mim e em torno de mim,
e, ao mesmo tempo, faz-me experimentar o amor tímido dos que amam apaixonadamente e que permanecem diante da pessoa amada, sem dela poder tirar os olhos, com grande desejo e imensa vontade de fazer tudo o que lhe agrade,
tudo o que seja bom para ela...
Em vós, para vós, e por vós.
Amém.
Charles de Foucauld

CADERNO DE ORAÇÃO

Ame-me como tu és (continuação)

Amo em ti até tua fraqueza. Amo o amor dos pobres; desejo que, da indigência, eleve-se continuamente o grito: Senhor, eu vos amo. É o canto do teu coração que me importa. Terei eu necessidade de tua ciência e de teus talentos? Não são virtudes que te peço, e se eu te as concedi, és tão débil, que logo o amor próprio as turvaria; assim isso fica sem importância.
Eu poderia te destinar a grandes coisas; mas não, tu serás servo inútil, eu te privarei mesmo do pouco que tu tens, pois que te criei para o amor. Ame! O amor te permitirá fazer tudo mais sem que percebas; procures apenas preencher o momento presente com o teu amor.
Hoje permaneço à porta do teu coração como um mendigo, eu, o Senhor dos senhores.
Bato e espero, apressa-te em abrir, não diminuas o peso de tua miséria. Tua indigência, se tu a conhecesses plenamente, morrerias de dor. A única coisa que poderia ferir meu coração seria sentir tua dúvida e falta de confiança.
Quero que penses em mim a cada hora do dia e da noite, gostaria que o amor guiasse todas as tuas ações, mesmo as mais insignificantes.
Quando vier o sofrimento, eu te darei a força; tu me destes o amor, eu te concederei amar muito além de quanto possas imaginar. Mas lembra-te: “Ama-me assim como tu és.” Não esperes ser um santo para te entregar ao Amor, do contrário não amarás jamais.

HENRI CAFFAREL (Caderno de Oração nº 120 dezembro 1971)