11 de março de 2010

MEDITAÇÃO PARA A SEMANA DE 08 a 14 de março de 2010
(extraído do site: equipes-notre-dame.fr)
Tradução: Maria Luiza / Revisão: Geová


Meditação – Hino

Sejas forte, sejas fiel, Israel,
Deus te conduz ao deserto.

Palavra de Deus – Evangelho segundo Lucas 4, 24-30

Prece

Deus, Pai todo-poderoso, tu olhas com bondade a fé e a confiança de teus filhos e teu amor supera as expectativas dos fiéis. Concede-nos que acolhamos com espírito aberto e coração generoso as palavras de teu Filho e que, neste tempo de Quaresma, retomemos com coragem o caminho do Evangelho. Isto te pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amem.
(Equipistas do Taiti)

Caderno de Oração

Ao teu pedido de conselhos para bem orar, não responderei com longas considerações teóricas. Deus acaba de ter dar um mestre da oração: teu próprio filhinho. Todas as criaturas têm o dom de falar do Senhor e em nome do Senhor. Assim também a criança fala de Deus a seu pai, logo é preciso estar atento. Não duvide disto, Deus falará contigo através do pequeno René, se dando a conhecer, interpelando-te, fazendo-te confidências, revelando teus desejos. Possa esta criaturinha ensejar um diálogo ininterrupto entre ti e teu Pai do céu.
Encontrei no diário espiritual de um de meus amigos, pai de família, esta página que ilustra bem o que quero te dizer:
“Obrigado, meu homemzinho. Ensino-te as primeiras noções do catecismo, mas tu és para mim, a cada momento, palavra viva de Deus. Quando, brincando contigo, coloco-te em cima da mesa e te digo: “Salta”, tu te lanças, numa grande risada. Estás seguro de que eu te aparo no vôo! Quando te deitas, não é mais tua gargalhada que ouço, mas a Voz divina que me diz: ”Será que tua fé é igual à deste pequeno? O que tu arriscas, o que acreditas poder arriscar por mim? No entanto, meus braços são bem mais fortes que os teus.”
Quando saio do teu quarto, à noite, gritas: “Tenho medo!” Embora saibas que estou no quarto vizinho, queres minha presença ao teu lado. – E eu, meu Deus, será que temo estar distante de vós? Tenho realmente fome de vossos sacramentos que me fariam tão próximo de vós?
Depois que constróis, com tuas pecinhas, uma magnífica garagem para teus carrinhos, procuras-me. É muito importante para ti que eu vá admirar teu trabalho. – É verdade, meu Deus, nossas obras só estarão plenamente terminadas quando nós as apresentamos e ofertamos a vós.”

Henri Caffarel. Caderno de Oração nº 134 (março – abril 1974)

7 de março de 2010

MEDITAÇÃO PARA A SEMANA DE 01 a 07 de março de 2010
(extraído do site: equipes-notre-dame.fr)
Tradução: Maria Luiza / Revisão: Geová
Meditação de 01 a 07 de março de 2010

Meditação – Salmo 38

Palavra de Deus – Evangelho segundo Lucas 13, 1-9

Prece

Maria, Virgem amorosa, Virgem sorridente
contigo faz-me sorrir,
um sorriso de felicidade.
Não permitas que meu sorriso
seja expressão de falsa modéstia.
Torna contagioso meu sorriso,
que ele seja um dom de amor,
e se alargue por todas as partes.
Já recebi tantos sorrisos:
sorrisos sinceros de enfermos,
sorrisos abertos de gente feliz,
sorrisos tristes, mas mesmo assim sorrisos,
de pessoas sofridas. Obrigada.
Se a cada dia, sorríssemos um pouco mais,
se soubéssemos rir e cantar,
como o mundo seria maravilhoso!
Senhor, que nossos sorrisos se tornem freqüentes,
que, como se fossem a janela do rosto,
Mostrem o coração presente.
(Lisi-Anne Teyssier d’Orfeuil)
(Equipistas de Taiti)


Caderno de Oração

Olhemos para os santos, é tocante observar que eles têm os olhos fixos sobre a infelicidade dos homens, como o próprio Cristo que desabafava “Tenho compaixão desta multidão”. Eles podem suportar a visão do sofrimento porque no seu ser profundo permanecem na visão de Deus, visão que a cada dia sustentam pela oração. Para eles é vital esta parada diária para contemplar a Deus. Aliás, sua reação diante do sofrimento não se faz por uma compaixão banal, ou uma vaga ternura, mas por uma tomada de consciência dolorosa daquilo que é a fonte de todo mal: a onipresença do pecado no mundo, do qual pressentem todo o estrago, com suas conseqüências temporais e eternas.
Mas ao mesmo tempo, olhando o Crucificado, constatam que ele possibilitou a todos vencer o pecado, o sofrimento e a morte. Habitados ao mesmo tempo pela imensa misericórdia pelas multidões e por uma esperança ainda maior fundada no inimaginável amor de Deus, tornam-se uma viva intercessão. E não terão descanso até que todos os irmãos, os homens, elevem seus olhos em direção àquele que foi elevado na cruz para salvá-los, lembrando a grande página da Escritura: ”Veio o povo dizer a Moisés: ‘Pecamos ao falarmos contra Javé e contra ti. Intercede junto a Javé para que afaste de nós estas serpentes’. Moisés intercedeu pelo povo e Deus lhe respondeu “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a em uma haste. Todo aquele que for mordido e a contemplar, viverá’. Moisés fez portanto uma serpente de bronze e a colocou numa haste, se alguém era mordido por uma serpente, contemplava a serpente de bronze e vivia.” (Nm 21, 7-9)


Henri Caffarel. Caderno de Oração nº 134 (Março – Abril 1974)