6 de maio de 2010

MEDITAÇÃO de 2 a 8 de maio de 2010

MEDITAÇÃO de 2 a 8 de maio de 2010

Meditação – Salmo 25
Mostra-me teus caminhos, Javé
ensina-me tuas veredas.
Guia-me com tua verdade, ensina-me,
pois tu és o meu Deus salvador.

Palavra de Deus – Evangelho segundo João 15, 1-8

Oração
Dá-nos a graça de acolher tranquilamente tudo o que nos traz cada dia, faz-nos conhecer tua vontade e ensina-nos a nos abandonar a ela plenamente. Em todas as circunstancias sejas nosso mestre e baluarte. Dá-nos serenidade diante das notícias que nos chegam, na firme convicção de tua santa vontade.
Senhor, tu que és grande e misericordioso, guia nossos pensamentos e sentimentos. Que não nos esqueçamos que tudo vem de ti e para ti volta. Ensina-nos a tratar nosso semelhante com justiça. Ensina-nos, Senhor, a orar sem cessar e a amar em verdade.
Amém.

Caderno de Oração

Doar-me para conhecê-lo

Um jovem, de família não cristã, atravessou uma grave crise de adolescência ao longo da qual acabou abandonando toda vida religiosa. Um dia, três anos depois, lendo a vida de Jean Mermoz, um aviador, sentiu despertar em si um desejo de retomada, mesmo que num simples plano humano, de se dedicar a um ideal de vida. Neste processo, eis que Deus intervém, após a conversão humana, acontece a conversão religiosa:
“Esta conversão não se deu bruscamente, mas foi se instalando ao longo de uma dezena de dias, num processo de aprofundamentos sucessivos e rápidos, freqüentemente durante a oração. Li então a biografia de Charles de Foucauld. Através de contatos fulgurantes Jesus Cristo mostrou-se a mim como alguém – ele que antes me parecia um ser vago, tornou-se uma pessoa – alguém vivo, com presença atual. Estava próximo. Conhecia-me e me amava. Foi uma sorte de revelação interior fascinante; daí em diante não pude fazer mais nada sem ele. Como ele me conhecia e amava, precisava eu também conhecê-lo e amá-lo. Não bastava um conhecimento intelectual, foi necessário doar-me por inteiro, definitivamente, para conhecê-lo. (Esta última frase deveria ser escrita em letras de ouro. Pois exprime uma verdade singularmente profunda: o conhecimento de Deus só é concedido àquele que se doa, sem nada reter). Soube então, que deveria tornar-me padre.”
Desta maneira, hoje, como há vinte séculos, Jesus Cristo chama os jovens a quem quer fazer “pescadores de homens”.

Henri Caffarel. Caderno de Oração nº 134 (março – abril 1974)

Nenhum comentário:

Postar um comentário