9 de março de 2009

MEDITAÇÃO PARA A SEMANA DE 9 a 15 de março de 2009
(extraído do site: equipes-notre-dame.fr)
Tradução: Maria Luiza / Revisão: Geová

Meditação

Senhor, confio em Ti.
Confio:
O passado à Tua misericórdia,
O presente ao Teu amor,
O futuro à Tua providência.
(Anônimo)

Palavra de Deus – Mt 20, 17-28

Prece

Porque és minha força, ó, meu Senhor Poderoso,
não mais temo as derrotas,
não mais temo os inimigos,
não mais temo os demônios,
não mais temo a morte,
não mais temo Satanás,
se minha força está em Ti, Eterno,
tornei-me a força que Teu fogo dirige,
servidor que Teu exército celeste conduz.
Vivo da Fé e tornei-me a Fé.
A quem eu temerei,
nada mais me abalará.
Tu me conduzirás pelo caminho do bem,
Teu caminho, aquele que conduz à Morada Eterna,
Meu Deus!
Que venha a nós o Teu Reino!
Amem!
(Jean-Bertin)


CADERNO DE ORAÇÃO


“Ama-me como tu és”

Conheço tua miséria, os combates e tribulações de tua alma; a fraqueza e as enfermidades de teu corpo; eu conheço tua frouxidão, teus pecados, teus desfalecimentos, mesmo assim te digo: Dá-me teu coração, ama-me como tu és.
Se esperas tornar-te um anjo para entregar-te ao amor, tu não me amarás jamais. Mesmo se recais frequentemente em faltas que desejarias nem conhecer, mesmo se és indolente na prática da virtude, não permito que não me ames.
Ama-me como tu és. Não importa em que momento ou em que posição tu te encontres, se no fervor ou na secura, se na fidelidade, ou na infidelidade.
Ama-me assim como tu és. Desejo o amor de teu coração indigente; se, para me amar esperas a perfeição, jamais chegaras a me amar. Não poderia eu fazer de cada grão de areia um serafim irradiando pureza, nobreza e amor? Não poderia eu, a uma simples manifestação de minha vontade, fazer surgir do nada milhares de santos, mil vezes mais perfeitos e amáveis do que os que já criei? Não sou eu o Todo Poderoso? Agradar-me-ia mais deixar para sempre no nada esses seres maravilhosos, para em seus lugares eleger teu pobre amor!
Meu filho, deixe-me amá-lo, desejo teu coração. Tenho a intenção de te modelar, mas no teu tempo, porque te amo como tu és. E aspiro que faças o mesmo; desejo ver, do fundo de tua miséria, crescer o amor.

Henri Caffarel (Cahier d’Oraison nº 120 dezembro 1971)

2 comentários:

  1. A semente.
    (Ams - julho / 99 )

    Deus Tu nos criaste igual a uma semente. Que alguém pega na mão lança na terra para que nasça e produza frutos, as vezes essas sementes caem na terra sem que ninguém perceba e também essas nascem, quando a terra é fértil elas produzem bons frutos.
    Agora eu fico comparando a vida de uma semente e de uma pessoa e acabo encontrando o que nos faz diferentes.
    A liberdade de escolha.
    E aí eu me pergunto: Por que Deus deu tanta liberdade ao homem? Se o homem não sabe usar essa liberdade, ou melhor o homem é um produto do meio em que vive. Nós estamos limitados ao nosso ambiente. E enxergamos somente aquilo que nos ensinaram e muitas vezes o que nós aprendemos está deturpado pelos ensinamentos que recebemos, pois nossos professores ( pais, escola, Igreja etc.) nos mostraram a verdade que entendiam ser a verdade.
    Quase sempre e na maioria das vezes nós criamos uma imagem distorcida de Deus e então enxergamos Deus como um Pai severo que só sabe castigar. Ou será que Deus é assim mesmo?
    Deus será um homem carrancudo que só vive nos vigiando e contabilizando nossos pecados, para saber quem é bom e quem e mau?


    “ Deus nos fala: AMA-ME COMO TU ÉS.

    Eu, teu Deus, conheço a tua miséria, as lutas e as tribulações da tua alma, a fraqueza e as enfermidades do teu corpo. Sei da tua covardia, dos teus pecados, dos teus desfalecimentos; mesmo assim, te digo: dá-me teu coração. Ama-me como tu és.
    Se esperares ser um anjo para te entregares ao amor, não amarás jamais. Mesmo que recais nessas faltas que gostarias de nunca Ter cometido, mesmo se és covarde na pratica da virtude, eu não permito que me deixes de amar. Para que tenho eu necessidade da tua ciência e dos teus talentos? É o teu coração que eu procuro.
    Ama-me como tu és.
    Quando precisares sofrer, eu te darei forças. Mas lembra-te: não esperes ser um santo para te entregares ao amor, senão tu não me amarás nunca.
    Ama-me como tu és”. ( julho/99)

    ( trecho : de um autor desconhecido)
    Obs: Esse texto eu tinha copiado de um artigo escrito pela D. Nancy porém não identificava o autor.
    Adair (da Elaine)

    ResponderExcluir
  2. Adair, foi ótimo receber seu comentário. Certamente o texto que você mandou, tirado do artigo de Da.Nancy tem a mesma origem, só que com ligeira modificação pela tradução mais livre, também obviamente mais reduzido. Como tirei do site da END da França, o que está lá divulgado diz que é da autoria de Henri Caffarel conforme reproduzi.
    Seja como for, é uma meditação maravilhosa e de muita profundidade. A declaração de Deus ao filho pecador, quase implorando seu amor, é comovente! Que pai humano seria capaz de tal desprendimento e tal gratuidade?
    Uma alma iluminada como a do Pe. Caffarel capta para nós esta linda imagem do Todo Poderoso, capaz de trocar milhares de santos com todas suas virtudes pelo pobre amor deste filho! Rendamos graças por esta intuição que revela tão bem o às vezes inexplicável amor de Deus.
    Desejamos que ao nosso blog se juntem muitas outras ótimas contribuições como a sua.

    Maria Luiza

    ResponderExcluir